
Pontos turísticos paranaenses para visitar no fim de semana
Quem disse que não dá pra aproveitar o fim de semana para viajar e conhecer lugares novos?
Pertinho de Curitiba tem pontos incríveis para visitar, se divertir e até mesmo descansar. E dois dias são o suficiente para fazer isso.
- Campo Magro
Esse é para os aventureiros de plantão e que curtem fazer trilhas off-road. O destino fica em torno de 30 minutos de Curitiba e tem lugares lindos para visitar.
O Morro da Palha tem 1.190 metros de altura e é muito utilizado por quem gosta de saltar de parapente.
Já a Lagoa Azul – uma antiga pedreira que foi desativada – parece um cenário de filmes. Pela explosão de dinamites para retirar as pedras, o solo foi perfurado e chegou até o lençol freático, inundando uma cratera, transformando-a no lago.
Mas cuidado, a lagoa é bem profunda e não é recomendado nadar por lá. Não há salva-vidas nem bombeiros. Ou seja, se for com crianças e animais, é necessário redobrar a atenção.
Para chegar lá, é só seguir sentido a Santa Felicidade e colocar no GPS “Lagoa Azul Campo Magro” e seguir seus instintos aventureiros.
- Sapopema
Sapopema fica localizada um pouquinho mais distante de Curitiba – 304km –, mas prometemos que vale a pena.
Além do Pico Agudo que tem quase 1200 metros de altura, você pode se aventurar pelo Salto Lambari, pelo Salto das Orquídeas, pela Cachoeira da Mata, pela Cachoeira Bela Vista, Cachoeira França, pela Fazenda Abaetê, Casa de Pedra, pela Gruta e Mirante Sitio Shalom e por muitos outros lugares que estão esperando para ser desbravados.
Em muitos deles dá para levar a criançada para brincar – com cuidado e atenção, claro!
- Pico do Paraná
O maior pico do estado se encontra entre Campina Grande do Sul e Antonina. O Pico do Paraná tem 1877 metros de altura. As trilhas possuem pouca sinalização, mas quem chega ao cume consegue visualizar toda a serra e até alguns trechinhos do litoral e de Curitiba.
Aqui o indicado é levar uma barraca e acampar pela montanha, já que pode ser cansativo fazer toda a caminhada num dia só.
- Antonina
Antonina fica pertinho de Morretes e de Campina Grande do Sul e é outra cidadezinha histórica e antiga que não dá pra perder. Além disso, as atrações naturais também não ficam para trás. Tem trilhas, cachoeiras e dá até pra praticar rafting, já que o rio Cachoeira é um dos mais concorridos quando falamos disso.
- Morretes
Uma cidade histórica conhecida pelo barreado, Morretes fica pertinho de Curitiba. Então, quem quer passar o fim de semana com paisagens lindas – que rendem boas fotografias –, com muitas opções para comer – restaurante com prato típico da região não falta –, artesanato, doces, bebidas artesanais e souvenirs, essa é uma ótima opção.
Além do mais, se for em dias com clima bom, dá pra fazer trilhas que possuem vistas recompensadoras, nadar, descer o rio de boia cross, andar de caiaque e muitas outras coisas que farão você querer voltar mais vezes.
- Lapa
A 70 km de Curitiba, Lapa fica nos Campos Gerais e é conhecida por retratar bem a história dos tropeiros no Brasil. Todos os edifícios coloridos são bem cuidados e preservados. Dá pra ir nos museus, em teatro, na Casa da Memória, e, para quem gosta, vale a pena visitar o santuário de São Benedito.
Ah, também existem as opções de fazer o tour guiado, o que ajuda a saber muito mais sobre a história do local.
- Colônia Witmarsum
Conhecida pela cultura Alemã, fica a 60km de Curitiba. Lá é preservada toda a cultura europeia – da religião até o idioma. Com muitas lojas de artesanato e uma culinária excelente, é possível aproveitar bem o fim de semana. Aproveite para ir até o museu para ver fotos antigas, móveis, roupas e até cômodos de onde a construção da Colônia começou.
Se interessou por algum desses passeios? Então é hora de pegar a estrada e conhecer um pouquinho mais do que existe no Paraná!
Se você não tem carro, não deixe de ir para esses lugares por isso. Alugue um na Hay. E se você já tem, poupe as dores de cabeça com o carro para viajar e alugue também!